terça-feira, 1 de junho de 2010

1/6 - O "jeitinho" sul-africano!

01/06
Albergue Carnival, Cidade do Cabo, 21h
tempo: ensolarado, delicioso (dia), ameno (agora)
bicicleta: km22

Um dia tranquilo. Acordei tarde – será que ainda é sono atrasado, ou ainda não estou acostumado ao fuso? Consegui acessar a Internet, ativar o celular e comprar a passagem para Johanesburgo. Quero dormir cedo para acordar cedo, e fazer um passeio ciclístico amanhã.

CTRL+ALT+DEL no celular (15h)
Depois de uma meia-hora que eu carreguei R$15,00 no celular, ele pifou. Mal acendia, logo apagava. Voltei lá na loja. O atendente explicou que era necessário tirar a bateria, e colocá-la novamente. Estranho... mas funcionou!

Happy Meal (16h)
Procuro comer em restaurantes típicos dos lugares que visito. Mas, talvez, não haja nada mais “típico” de um país do que o... McDonald’s! É a globalização!
Mas tenho uma boa desculpa... que é verdadeira (pois, se não fosse por isso, eu não iria mesmo!): o brinde do McLanche Feliz... que, por aqui, como nos States, se chama “Happy Meal”. Já tenho uma lembrancinha para uma das minhas sobrinhas...

Portuguese is spoken! (16h30)

Não é tão difícil assim se ouvir português por aqui. Daqui a uma semana, deverão chegar muitos brasileiros... mas, hoje mesmo, enquanto comia as batatinhas do meu “Happy Meal”, ouvi 3 garotas conversando, com um sotaque meio diferente... Eram estudantes vindas de Angola, que já moram aqui há algum tempo, e que me deram umas dicas de passeios pelas praias. “Mas tome cuidado, e não se ponha a vestir assim com essa roupa de torcedor brasilairo!” Mas como, ora pois, se só trouxe roupa de “torcedor brasilairo”???
Para variar, uma delas não se conforma com a ausência do Ronaldinho. Disse ela que o viu na rua, durante a Copa das Confederações, no ano passado.
Mesmo assim, elas vão torcer para o Brasil. Mais 3 fitinhas...

Under construction (17h)

Fui até a estação ferroviária, me informar sobre o horário de trens... pretendo fazer uns passeios de trem pelas redondezas. A estação está sendo reformada e ampliada... é óbvio que é por causa da Copa! A 9 dias da abertura, ela está quase pronta.

Aqui, como aí (17h30)
Decidi comprar uma passagem de ônibus para Johanesburgo. Tentei via Internet, no site da Greyhound, que oferecia 10% de desconto... mas meus cartões de crédito não foram aceitos... Fui até a agência.
A vendedora, Grace, foi bastante atenciosa. Perguntei-lhe sobre a possibilidade de levar a bicicleta montada, ou, ao menos, sem a roda da frente. Ela não garantiu, mas deu a entender que é possível.
Esperei, então, chegar o ônibus que iria hoje para Johanesburgo, para falar com o motorista (minha passagem é para daqui a uma semana). Acompanhei todo o procedimento de embarque dos passageiros.
O ônibus é de 2 andares, com 68 assentos. Atrás, ele leva um trailer para as bagagens. Há bastante espaço... mas o pessoal costuma ir carregado...
O motorista me explicou que, na semana que vem, é início de férias escolares, e que o ônibus deve ir bem cheio. Bicicletas, só dentro de caixas ou sacolas.
Não gostaria de passar por todo o sufoco que já passei... Por isso, tentei mostrar a ele que a bicicleta montada não ocupa tanto espaço assim, e pode ir no bagageiro do próprio ônibus. O motorista estava inflexível – não pode sem caixa, pois há o risco de danificar outras bagagens. Conversa vai, conversa vem... ele se chama Serrad, é muçulmano, 3 filhos... mais 4 fitinhas!
Antes de embarcar, ele me deu a dica: “Ofereça uns R$25,00 ao motorista. Se fosse eu, aceitava!”

Explorando o centro do Cabo (18h)
Fui conhecer o local onde será o “Fan Fest” – o espaço para os torcedores poderem acompanhar os jogos, com arquibancada, telão, banheiros e restaurantes. Fica na “Grand Parade” – uma espécie de mistura das praças do Patriarca e da Sé – que fica bem em frente ao centenário e imponente prédio da Prefeitura. Aparentemente, falta pouco para concluir o “Fan Fest” – acho que vai ser um lugar bastante procurado durante a Copa.
Na volta para o albergue, pedalei pelos “Company Gardens” – uma alameda ladeada por jardins, esculturas e museus. Mesmo no escuro, pareceu-me belíssima. Preciso voltar lá de dia.

Long Street (22h)
Meu albergue fica na Long Street – que parece ser o “point” noturno da Cidade do Cabo, com seus bares e música ao vivo. O burburinho, ontem, foi até de madrugada... e hoje parece que vai se repetir! E ainda estamos no começo da semana! Já imagino que muitos brasileiros virão come(bebe)morar nossas vitórias (???) por aqui...

5 comentários:

  1. Estou gostando bastante dos posts. Só acho que você poderia tentar, das próximas vezes, fazer alguns textos mais curtos. Talvez as pessoas que não gostem tanto de ler como eu se "assustem" com o tamanho. É só uma dica! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fala meu rei, é muito bom ter noticias assim ao vivo de tão longe. E a comida típica dai, o que tem de bom? Tem um mercadão municipal ai? Lá deve ter comida muito típica.
    Boa sorte.
    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Legal saber que você está com sua bicicleta aí na África do Sul!
    O seu blog é muito gostoso de ler.
    Já indiquei para vários amigos.
    Espero que você tenha levado muitas fitinhas.
    Estou com aquela que você me deu.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Veja se não vai pra prisão como em 94. Tvz as acomodações não sejam tão boas!!!
    Além disso, vc corre o risco dos guardas serem canibais!!!

    Abraço, ótima idéia,

    Mauro(s)

    ResponderExcluir
  5. Ticá: Tentarei ser mais sucinto nos próximos. Obrigado pela dica!

    Daniel: Pretendo sim visitar um lugar tipo "mercadão". Mas devo me cuidar com comidas muito "exóticas"!

    Chico: As fitinhas são mesmo uma boa "estratégia" para fazer amizades e obter "favores". Tenho aqui umas 300 - e outras 200 com mais 2 amigos.

    Mauro(s): Tomarei os devidos cuidados... mas, se acontecer algo, espero estar em boa companhia...

    ResponderExcluir