segunda-feira, 7 de junho de 2010

6/6 - Encontro das águas (com 2º. desafio)

06/06
Albergue Carnival, Cidade do Cabo, 23h00
tempo: nublado, frio
bicicleta: km192
fundo musical: Wave (bar do albergue)

C___ das T__________ (B_________ D___, 1488) ou
C___ da B__ E___________ (V____ da G___, 1498)
Fiz o Curso Primário numa pequena escola na Al.Santos, em São Paulo, que já não existe mais. Cada classe tinha no máximo 12 alunos. Dona Heloísa, nossa professora, a cada semana levava para sua casa nossos cadernos de Cartografia, e desenhava neles os mapas que seriam utilizados nas aulas de História ou Geografia daquela semana. Ela escrevia as iniciais de nomes de lugares, e deixava um espaço para completarmos esses nomes durante a aula. Lembro bem do mapa da aula sobre as grandes navegações – bem no sul da África, ela escreveu o que está aí em cima. Foi lá que estive hoje, num passeio ciclístico de mais de 70km!
Aqui vai mais um desafio, valendo prêmio, mas, desta vez, só para estudantes menores de 18 anos: o primeiro que completar os espaços em branco corretamente e enviar para sergio.m.paz@gmail.com ganha um brinde do Zakumi!
Solidariedade
Quero registrar minha solidariedade a Bartolomeu Dias, que há mais de 520 anos sofreu com tempestades e ventos, e acabou dando meia volta sem chegar às Índias. Felizmente não peguei chuva – mas... que vento! Se, na ida, ele esteve a meu favor... na volta, me fez sofrer por quase 3 horas! Até nas descidas eu tinha que pedalar – se não, voltava para trás!
Encontro das águas
Apesar de ser o Cabo das Agulhas, que fica um pouco mais a leste, o verdadeiro ponto extremo sul da África e, portanto, o divisor das águas dos oceanos Atlântico e Índico – atribuo essa “glória” ao Cabo da Boa Esperança – só porque seu nome é muito mais bonito!!!
Decepção
Manifestei a uma funcionária do parque minha decepção por lá no Cabo não haver oferta de cruzeiros para o polo sul – ela disse que iria providenciar isso! Talvez para a próxima Copa que for disputada por aqui!
Ciclista maluco
No trem de volta encontrei o Zoran Zivlak, um ciclista da Sérvia que hoje fez um caminho quase igual ao meu (o dele, um pouco mais longo), e que está percorrendo todos os continentes. Ele já esteve na Oceania e na Ásia, e está aproveitando a Copa para percorrer a África. Ele pretende passar pelo Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – será que, até lá, ele não vai perder a fitinha que ganhou???. Quem quiser saber mais do projeto dele e entender sérvio pode acessar http://www.zoranzivlak.wordpress.com/.
Famoso
Enquanto jantava num restaurante aqui perto do albergue, um simpático casal de espanhóis, Bernardo e Virginia, veio me cumprimentar – eles fizeram o passeio ao Cabo de carro, e me viram pedalando na estrada! Não ganharam um autógrafo – porque não pediram! – mas ganharam 2 fitinhas!
Dificuldade
Não bastasse o precário acesso à Internet – que “cai” freqüentemente – está meio difícil colocar fotos no blog. Quando eu faço “upload”, elas vão sempre para o começo do texto. Aí, tenho que ficar arrastando, porque não dá para “copiar e colar” (a opção “colar” não fica disponível!). Alguém pode me dar alguma dica para resolver esse problema???


À direita, o Oceano Índico. À esquerda, o Atlântico!





Há muitos pingüins no litoral sul da África... todos de uma só espécie











O Cabo da Boa Esperança - que também ganhou sua fitinha!









4 comentários:

  1. Sérgio, o blog ficou bem mais bonito e interessante com as fotos! Gostei bastante. Ainda não sei que bandeira é essa com seis cores, mas vou pensar. Agora, uma "dica": o trema foi extinto na nova regra ortográfica. Eu sei que fica estranho sem, mas temos que nos acostumar! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pelas bonitas fotos o Cabo está mais para "Boa Esperança" do que para "Tormentas".
    Pelo número de fitinhas que você está distribuindo, será que unindo uma à outra dá a distância entre S.Paulo e Cidade do Cabo?

    ResponderExcluir
  3. Atenção, jornalistas lusófonos!!!
    O trema ainda não foi totalmente extinto!!!
    Seu uso é opcional até 31/12/2012!
    É menos do que um qüinqüênio... mas, até lá, tenho direito de continuar colocando tremas em todos os pingüins e sagüis!!!
    (não consigo me acostumar com a idéia de uma platéia sem nenhum acento...)

    ResponderExcluir
  4. hahahaha, boa!
    ok, Sérgio, sei q a essa altura da vida é mais complicado se acostumar com mudanças.
    eu, como sou jovenzinha, já me adaptei à nova regra!!!
    beijos

    ResponderExcluir