sábado, 19 de junho de 2010

18/6 - Quase causo um prejuízo a meu anfitrião! (com 6o. desafio!)

18/06casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 22h30
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km295, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 170
jogos presenciados no estádio: 4
desafios propostos: 6

Alemanha 0 x 1 Sérvia
Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos
Inglaterra 0 x 0 Argélia

Aí no Brasil, sempre deixo o celular para vibrar – nunca o deixo para tocar, pois se isso acontecer no meio de uma aula, será uma vergonha total – os alunos não aceitam isso dos colegas, quanto mais de um professor chato, que não permite o uso do celular em sala de aula.
Mas o celular que tenho aqui não tem o recurso da vibração... Quando ele toca, eu custo a perceber... ainda mais quando estou andando de bicicleta, ouvindo rádio.
Pois hoje quase dei ao Lula, amigo do Soummo, um prejuízo de uns R$600,00, por não ter ouvido o celular. O Soummo me ligou umas 10 vezes, pois precisava que eu levasse uns ingressos que estavam comigo, para serem vendidos... Eu só percebi que ele tinha ligado quase uma hora depois! Que abSURDO!!! Por sorte, ainda a tempo de se resolver a situação.
Foi sorte mesmo... Logo depois que entreguei os ingressos, tive outro furo no pneu... e, de novo, no traseiro! Terei trabalho amanhã...
22 = 2x2
Até agora, o melhor jogo da Copa, o mais emocionante, com mais alternativas, parece ter sido o empate em 2x2 no jogo 22 da Copa, entre Eslovênia e Estados Unidos, hoje à tarde, aqui em Johanesburgo. Desde o começo do jogo os dois times procuraram o ataque, e desperdiçaram boas chances. No fim do primeiro tempo, a Eslovênia vencia por 2x0, mas os Estados Unidos conseguiram empatar no segundo tempo, graças a uma ótima atuação de Donovan, seu camisa 10. No finalzinho do jogo, os americanos ainda tiveram um gol mal anulado, que lhes teria dado uma vitória muito parecida com a derrota que tiveram para o Brasil, na final da Copa das Confederações do ano passado, no mesmo Ellis Park.
Há uma estação de TV aqui que fica sempre passando compactos com os melhores momentos das partidas do dia... O compacto deste jogo foi o mais longo até agora...
Vuvuzelas
O momentos em que os uruguaios marcaram seus gols contra a África do Sul foram os únicos, até agora, em que as vuvuzelas silenciaram.
Mas elas continuam gerando polêmicas...
Tem sido noticiado que os ingleses estão tentando fazer com que elas sejam proibidas nos estádios – alegando que perturbam torcedores e jogadores. No torneio de Wimbledon, que está sendo disputado agora, elas não são admitidas. Mas, por aqui, elas continuam imperando.
Na entrada dos estádios, é comum ver camelôs oferecendo um protetor para os ouvidos por R$2,00. Mas, ao que parece, eles não são lá muito eficientes.
Os jornais divulgaram que estão disponíveis alguns programas de computador que reduzem o som das vuvuzelas das transmissões televisivas.
E foi num jornal que li um artigo de um cronista sul-africano reclamando dos que se posicionam contra as vuvuzelas, tentando impedir uma manifestação cultural de seu povo.
A mim, o barulho das vuvuzelas não incomoda. No entanto, não consigo entender qual a vantagem de soprá-las durante todo o jogo – no Brasil, as torcidas procuram jogar junto com o time, manifestando-se de acordo com a situação da partida.
Esgotados
Estive visitando o escritório da FIFA responsável pela emissão dos ingressos comprados pela Internet, que fica aqui perto. Lá também são feitas as vendas de “última hora”, isto é, ingressos que, eventualmente, são devolvidos, para serem revendidos. Havia uma fila de umas 50 pessoas, dentre elas alguns brasileiros interessados nos ingressos dos jogos contra a Costa do Marfim e Portugal, que estão esgotados.
6º. DESAFIO
Na vitória da Alemanha contra a Austrália por 4x0, os dois primeiros gols foram marcados pelos atacantes Podolski e Klose. Mas, na derrota contra a Sérvia, os dois heróis se tornaram vilões: Klose foi expulso ainda no primeiro tempo, e Podolski desperdiçou um pênalti no segundo tempo. Por coincidência, esses dois jogadores têm ainda algo em comum, que os diferencia de seus demais companheiros... O que é?

6 comentários:

  1. Sergio,
    Tanto Podolski quanto Klose não são alemães natos. Nasceram na Polônia. Aliás, outros jogadores da seleção alemã também são naturalizados, entres eles o Cacau - que nasceu no Brasil.
    Gostou da vitória do Brasil contra a Costa do Marfim?

    ResponderExcluir
  2. Miranda

    Caramba, como que só descobri esse seu blog agora! Já estava me perguntando que tipo de aventura vc iria inventar para esta Copa.

    Bom, eu to escrevendo um blog também, mas só para liberar um pouco meu lado repórter.

    Vou falar de vc lá, certamente!

    http://obologna.blospot.com/

    Cara, uma grande abraço para vc, boa viagem, aproveita bastante!

    Grande Abraço

    Daniel Scalli Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Oi Sérgio,

    A semana passada foi bem complicada por aqui. Tive fechamento da revista entre segunda e terça - na terça, fui liberada às 14hs para ver o jogo do Brasil, e a confusão na rua era tanta que eu desci a Augusta a pé da redação até a minha casa (logo mais eu posso correr a São Silvestre!). Na quarta cedo fui para Salvador a trabalho, passei pelo Rio na volta (sábado) e hoje de manhã cheguei em São Paulo, depois de muita espera no aeroporto por causa da neblina no Rio.
    Só agora pude ler seus textos desde a saída da Cidade do Cabo.
    1) Sinto muito pela perda da carteira, mas isso acontece - tive experiência semelhante na Bolívia
    2) Muito bonita a casa do seu amigo
    3) Não consegui acessar o seu vídeo na TV Lance! - o link não está mais na home e eu não sei como procurar reportagens antigas
    4) Fiquei bastante emocionada com a faixa do jogo da Argentina

    Espero novos textos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Celso
    Parabéns! Você decifrou o desafio, e ganhou um brinde do Zakumi!!!
    Só tenho uma dúvida: Hoje, no supermercado, folheei o álbum da Panini, e lá consta mais um jogador da Alemanha nascido na Polônia. Então, além do Klose e do Podolski, haveria mais um polonês... Você pode verificar isso???

    O jogo contra a Costa do Marfim foi bem melhor do que o contra a Coréia do Norte... mas ainda não tenho muita confiança no time!

    Daniel
    Agradeço sua mensagem. Já dei uma olhada nos seus comentários sobre as partidas... Você fica o dia inteiro vendo os jogos e lendo os blogs???
    Parabéns pelas análises!

    Ticá
    Pelo seu relato, suas aventuras estão mais interessantes que as minhas...
    Quanto à reportagem da TV Lance!... aqui no meu computador, eu ainda consigo vê-la... mas pode ser que que ela esteja armazenada na memória, depois que eu a assisti na primeira vez...
    Sei lá! De internet, não entendo nada!

    ResponderExcluir
  5. Sergio,

    São 10 "estrangeiros" na seleção alemã (fonte: site UOL):
    - Cacau: atacante, nascido em Santo André, no Brasil, se naturalizou alemão em 2009.
    - Aogo: nascido na Alemanha, o filho de pai nigeriano e mãe alemã, escolheu a Alemanha.
    - Boateng: nascido na Alemanha, o filho de pai ganense e mãe alemã, escolheu a Alemanha. Tem um irmão que joga pela seleção de Gana.
    - Khedira: volante é filho de pai tunisiano e mãe alemã, mas nasceu e sempre viveu na Alemanha.
    - Klose: nascido na Polônia, se mudou com os pais para a Alemanha e escolheu defender o país.
    - Marin: nasceu na Bósnia, mas mudou-se com seus pais para a Alemanha para fugir da guerra.
    - Ozil: filho de turcos, nasceu na Alemanha e sempre atuou por seu país-natal.
    - Podolski: rejeitado pela seleção da Polônia, seu país-natal, passou a jogar pela Alemanha.
    - Tasci: nascido na Alemanha, o filho de turcos escolheu a Alemanha para jogar.
    - Trochowski: nascido na Polônia, mudou-se com os pais para a Alemanha aos 5 anos.

    Então, o terceiro polonês é o Trochowski.
    E uma outra curiosidade Assisto neste momento ao jogo Gana x Alemanha, e os 2 irmãos Boateng estão em campo, mas em lados contrários.

    Celso

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Boateng x Boateng! Aposto que isso nunca aconteceu antes numa Copa!!!

    ResponderExcluir