domingo, 27 de junho de 2010

24/6 – Motim a bordo! (com 8º. desafio)

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 23h30
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km310, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 220
jogos presenciados no estádio: 7

Eslováquia 3x2 Itália
Paraguai 0x0 Nova Zelândia
Camarões 1x2 Holanda
Dinamarca 1x3 Japão

O Alessandro e o David foram para o sul, e eu para o norte – eles voltaram de avião para a Cidade do Cabo, e eu fui de ônibus a Polokwane, uma cidade da província de Limpopo, ver Paraguai x Nova Zelândia. Outra vez, enfrentei problemas com o transporte...

O estádio de Polokwane, em sua despedida da Copa do Mundo

Os divertidos "kiwis" - torcedores da Nova Zelândia

Nomes quase tão pitorescos quanto "Guaratinguentá" e "Pindamonhangaba"


A van dos amotinados!

Momentos de tensão no ônibus
Desta vez, fui direitinho, de bicicleta, ao ponto de embarque do ônibus, em Sandton, onde peguei uma van que me levou ao aeroporto. Lá, entrei noutra van – na qual já havia umas 12 pessoas – a maioria, jovens americanos e canadenses. Eles estavam bem tensos e agressivos – havia quase 3horas que tinham embarcado, no centro de Johanesburgo!
Explicação: por causa da pouca procura, a empresa de ônibus que está oferecendo o transporte para jogos nas cidades próximas a Johanesburgo, tentando reduzir despesas, resolveu juntar os 3 ônibus previstos (partindo do centro, de Sandton e do aeroporto) numa só van.
Cansados de esperar no aeroporto, os garotos passaram a ofender o motorista – houve até uma ameaça de motim – tentando antecipar a partida! Chegaram a chamar um policial, que pediu calma – faltava ainda chegar um passageiro. Felizmente, ele chegou logo, e os ânimos se acalmaram.
Na chegada ao estádio, em Polokwane, voltou a tensão – o motorista não sabia onde devia estacionar, e os garotos decidiram descer antes. Preferi ficar no ônibus, para poder encontrá-lo na volta. No final do jogo, os garotos não apareceram – ao que parece, decidiram voltar de trem.
A volta – que parecia ser tranqüila – também se transformou numa aventura. Fomos primeiro ao centro de Johanesburgo – mas, de lá, o motorista não sabia vir a Sandton, onde 4 passageiros – eu inclusive – desceríamos. Eram mais de 11h da noite, e ele estava perdido! Felizmente – graças a meus estudos do mapa da cidade e meus passeios de bicicleta – eu mesmo pude indicar o caminho!

O pior – e o melhor!
Paraguai 0x0 Nova Zelândia foi o último jogo da Copa disputado em Polokwane. E segundo o locutor da rádio que transmite os jogos em inglês, foi o pior jogo da Copa até agora – com o que concordo. Valeu pela divertida torcida neo-zelandesa – e pela vexatória desclassificação da Itália, que acompanhei nervosamente pelo rádio – pelo menos até 2014, o Brasil continuará tendo o maior número de títulos mundiais!

De repente, ficou cheio!
No intervalo da partida, o estádio – que estava com menos da metade de sua lotação – de repente ficou quase cheio! Provavelmente, foram abertos os portões para a população local.
DESAFIO 8 (só para menores de 18 anos)
Vale outro brinde do Zakumi: O que une Polokwane a São Paulo???
(a pergunta é curta e grossa – a resposta é longa e fina!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário