domingo, 27 de junho de 2010

25/6 – Sofrendo pelo rádio

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 23h30
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km320, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 220
jogos presenciados no estádio: 8

Coréia do Norte 0x3 Costa do Marfim
Portugal 0x0 Brasil
Suíça 0x0 Honduras
Chile 1x2 Espanha

Desde o início da venda de ingressos pelo site da FIFA, ficou claro que o jogo entre Brasil e Portugal seria um dos mais concorridos. No sorteio da fase3 das vendas, eu consegui os ingressos para os dois primeiros jogos (Coréia do Norte e Costa do Marfim), e também para os jogos de oitavas e de quartas do vencedor do grupo do Brasil – mas nenhuma das minhas tentativas para Brasil x Portugal foi bem sucedida.
Não quis tentar com cambistas – isso é muito estressante – há sempre a possibilidade de se comprar um ingresso falso, além de eu ser péssimo negociante.
Outro inconveniente: o deslocamento até Durban. De carro, é uma viagem de cerca de 6h. Não daria para ir e voltar no mesmo dia – eu teria que abrir mão da mordomia que estou tendo aqui na casa do Soummo.
Por todos esses motivos, ainda no Brasil, decidi desistir de ver esse jogo. Para não mudar de idéia na última hora, comprei um ingresso para Coréia do Norte x Costa do Marfim, que seria realizado na mesma hora, e cujo resultado talvez interessasse ao Brasil. Devo ter sido o único brasileiro que foi ver esse jogo.
Acho que foi uma decisão acertada – pelos comentários ouvidos no rádio, Brasil x Portugal foi muuuuuito chato.


Olho no campo, ouvido no rádio
Apesar de estar assistindo ao jogo Costa do Marfim x Coréia do Norte, fiquei com o ouvido colado no rádio, na transmissão de Brasil x Portugal. Se o Brasil perdesse, seria o segundo do grupo – e meus ingressos são para o campeão! Ou seja: corria o risco de não ver mais nenhum jogo do Brasil! Felizmente, Júlio César fechou o gol – e o Brasil não perdeu! Mas sofri bastante...


Para variar, mais problemas com o ônibus
Ontem, ao pegar o ônibus, confirmei com o pessoal da empresa o horário de hoje: 9h30. Cheguei na estação às 9h15... e o ônibus já tinha saído! Liguei para a empresa – e fui instruído a pegar o trem até o aeroporto, onde o ônibus estaria me esperando.
A linha de trem de Sandton até o aeroporto OR Tambo foi inaugurada no dia do início da Copa – para utilizá-la, é preciso ter um cartão – uma espécie de bilhete único, que também serve para 6 linhas de ônibus também novas, daqui de Sandton. Eu já tinha o cartão com R$25,00 de crédito – o exato valor da tarifa do trem. Rapidinho, cheguei ao aeroporto, onde havia uma funcionária me esperando, que me conduziu até o ônibus.
Felizmente, daí para a frente a viagem transcorreu sem problemas.







Girafas e zebras
Nelspruit fica no nordeste da África do Sul, bem próximo ao Parque Kruger, considerado um dos melhores parques do mundo. O estádio Mbombela tem uma arquitetura inspirada no parque – é sustentado por estruturas que se parecem com girafas, e seus acentos são pintados de preto e de branco, de forma que a visão de seu interior lembra as listras de uma zebra.















































Insatisfação e prejuízo
Alguns proprietários de imóveis da região de Nelspruit fizeram investimentos em suas propriedades – reformas e compra de móveis – para transformá-los em hotéis do tipo “bed and breakfast” (cama e café da manhã), que costumam ser muito procurados por torcedores em época de Copa. No entanto, pouquíssimos turistas se hospedaram na região – aparentemente, a maioria preferiu ficar em Johanesburgo – e muita gente teve prejuízo.







O psiquiatra maluco por futebol
No ônibus sentei-me ao lado do Chris – um psiquiatra londrino que é simplesmente louco por futebol. Esta é sua oitava Copa do Mundo – e hoje foi seu décimo jogo (nesse ponto, sou quase tão maluco quanto – hoje foi meu oitavo!). Ele ainda tem ingressos para 9 jogos, incluindo a final. Ele também costuma ir aos jogos do Campeonato Europeu, da Copa América – no ano que vem, vai à Argentina – e até da Copa Africana de Nações!
Para esta Copa, ele registrou no site da FIFA, no início do ano passado, 40 pedidos (cada um, em nome de um amigo ou familiar) – 20 para os jogos do Paraguai, e 20 para os jogos de Gana – e foi sorteado em todos! Como os dois países acabaram se classificando nas eliminatórias, ele gastou um dinheirão em seus 11 cartões de crédito – para, depois, revender os ingressos pelo mesmo site da FIFA, mantendo apenas uma série de ingressos de cada país – ele já tem 2 ingressos para a final garantidos!

2 comentários:

  1. Sérgio, vc tem ingressos para a semi e a final? Espero q sim!

    ResponderExcluir
  2. Vocês estão confiantes??? Eu não estou não!
    Tenho esperança, mas acho difícil a gente chegar lá!
    Mas não é por isso que não tenho ingressos. Eu bem que tentei... mas, até agora, só consegui ingressos até as quartas.
    Se vocês souberem de alguém que tenha para vender... por favor me avisem!

    ResponderExcluir