domingo, 13 de junho de 2010

9/6 - Soummo Mukherjee, my host

09/06
casa do Soummo, Sandton-Johanesburgo, 17h00
tempo: sol, céu azul
bicicleta: km205
fitinhas (número estimado e acumulado): 60

Para quem já passeou com as 3 sobrinhas na garupa da bicicleta, pedalar os bem conhecidos 2km em descida entre o albergue e a rodoviária da Cidade do Cabo, levando toda a bagagem para 2 meses de viagem pela África do Sul – incluindo centenas de fitinhas e outras bugigangas verde-amarelas – não foi tarefa assim tão difícil.
Mas não seria prudente percorrer um caminho desconhecido da rodoviária de Johanesburgo até a casa do Soummo, com toda essa carga...
Solução: um velho táxi Mercedes, conduzido pelo simpaticíssimo William – que, com muito boa vontade, conseguiu colocar a bicicleta no banco traseiro, quando o dono dela – eu! – já tinha desistido!

Soummo
Conheci o Soummo Mukherjee em College Station, no Texas, em 1995, quando lá fui fazer a pesquisa para meu Mestrado em Engenharia Elétrica, na Texas A&M University. Naquela época, Soummo – brasileiro filho de indianos, nascido em São Bernardo, tinha 18 anos, e cursava o segundo ano do curso de Engenharia daquela universidade.
Embora muito jovem, Soummo era o presidente da associação de brasileiros da A&M – cerca de 150, contando estudantes (a maioria, pós-graduandos) e seus familiares. Foi graças a ele que conheci a comunidade de brazucas. Apesar da grande diferença de idade, ficamos amigos – éramos dos poucos brasileiros sem parentes por perto. Festas, passeios ciclísticos e eventos esportivos eram algumas de nossas atividades em comum.
Depois que voltei do Texas, mantivemos contato via internet. Em 1998, fui visitá-lo em Nova Iorque, onde ele morava com sua família.
Depois de ter trabalhado por 2 anos em Londres, como analista da Moody’s – multinacional que avalia empresas e gradua os riscos de investimentos – Soummo foi transferido para São Paulo, onde ficou por 5 anos. Há 1 mês, nova transferência, para assumir uma alta posição no escritório da Moody’s em ... Johanesburgo!!!
Foi uma “coincidência” meio planejada... apesar de ser sãopaulino, Soummo gosta de futebol, e já tinha manifestado interesse em vir ver a Copa.
Ele, porém, não é mais fanático que seu irmão Sérgio, que, em 2006, estudava em... Heidelberg, Alemanha!!! A simpatia e o carinho com que Sérgio me acolheu em seu “apertamento” foi inversamente proporcional ao espaço que lá dividimos – nossos papos sobre política, cidadania e principalmente futebol quase nunca acabavam antes das 3h da madrugada!
Quando sua transferência para a África do Sul foi confirmada, Soummo ofereceu sua casa para me hospedar. Aqui chegamos com um dia de diferença – ele em Johanesburgo, eu na Cidade do Cabo.
Vim encontrá-lo morando em Sandton – uma das áreas mais nobres e caras de Johanesburgo – num ótimo apartamento no andar térreo – 2 quartos, ampla sala e uma área externa com uma pequena piscina e churrasqueira. Aliás, conheci o apartamento antes de encontrá-lo! – Soummo deixou a chave para o porteiro me entregar!
Tenho muito orgulho da amizade com os 2 irmãos – também conheço seus pais e sua irmã, que lhes deu uma sobrinha há quase um ano – o xodó da família mora em Nova Iorque e ganhou de mim 4 bonequinhos da turma da Mônica.
Acho que terei, aqui na África do Sul, a mesma satisfação de acompanhar uma Copa como tive na Alemanha, 4 anos atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário