sexta-feira, 18 de junho de 2010

16/6 – Ficou difícil... (com 5º. desafio!)

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 24h
tempo: sol, céu azul, agora muuuito frio (um pouco menos uu...u do que ontem)
bicicleta: km285
fitinhas (número estimado e acumulado): 150
jogos presenciados no estádio: 3

Honduras 0 x 1 Chile
Espanha 0 x 1 Suíça
África do Sul 0 x 3 Uruguai

QUINTO DESAFIO no fim – só para menores...

Fui ver o jogo dos Bafana Bafana no Melrose Arch, a que já me referi, em 13/6. Foi bem triste ver que, em 90 minutos, desapareceu todo aquele entusiasmo que vinha aumentando a cada dia. Os privilegiados freqüentadores do Melrose Arch mostraram uma decepção que, certamente, deve ser bem maior entre os milhões de humildes sul-africanos.
Ainda dá... mas é muito difícil. Amanhã, o melhor seria um empate entre França e México. Depois, o México não poderia ganhar do Uruguai, e eles teriam que ganhar da vice-campeã mundial de 2006, a França. É mesmo muito difícil.



Vinho
Durante o jantar, o Soummo e o Lula experimentaram – e aprovaram – alguns vinhos tintos sul-africanos. É um dos orgulhos do país, cuja maior produção é na região da Cidade do Cabo.
Eu fiquei no meu suquinho de limão...


Carona
Para voltar para casa, o Soummo e eu fomos tentar pegar uma lotação. Depois de uns 15 minutos sem passar nenhuma – já eram mais de 11h – apareceram 2 rapazes – estudantes universitários – e, sem que pedíssemos – nos ofereceram uma carona – fato raro por aqui!!! Ganharam fitinhas e chaveirinhos!

Canhoto do ingresso
Para entrar nos estádios, deve-se passar por duas inspeções.
A primeira – a mais tumultuada e demorada – é a da segurança. Os torcedores são revistados e submetidos a um detector de metais, e suas sacolas e mochilas são examinadas. No primeiro jogo, tive até que tirar o relógio – mas isso não foi preciso nos outros jogos. Alguns porteiros pedem que apresentemos o ingresso... outros, não. No jogo do Brasil, me pediram – mas eu disse que estava na carteira, dentro da mochila, e eles nem olharam... ou seja: não é difícil que alguém sem ingresso passe por esse bloqueio.
Depois de se andar uns 500m, chega-se ao bloqueio dos ingressos, onde o porteiro apenas ajuda o torcedor a introduzir o bilhete no leitor do código de barras, que libera a catraca – ele não costuma destacar o canhoto do ingresso...
Acho isso um pouco perigoso! Alguém mal intencionado, depois de passar pela catraca, pode recolher alguns ingressos (de outras pessoas), voltar para a fora do estádio (duvido que o impeçam) e tentar vender os ingressos – ainda íntegros – nas ruas. Provavelmente o comprador será barrado na catraca... mas aí o espertinho já estará bem longe!


QUINTO DEAFIO: 18 ou 19??? – valendo um brinde, mas só para menores de 18 (ou 19???) anos
Esta é a 19ª. Copa do Mundo. Até hoje, nunca aconteceu de um país anfitrião ser desclassificado ainda na primeira fase. A África do Sul corre o sério risco de quebrar essa tradição.
Só que, se a África do Sul for mesmo desclassificada agora, terão ocorrido, ha história das 19 Copas, 19 classificações de países anfitriões na primeira fase!!! Como isso é possível???

4 comentários:

  1. a resposta do quinto desafio é que em 2002, a copa foi sediada tento no Japão quanto na Coreia do Sul, o que faz com que hajam em todas as 18 copas que ja existiram e acabaram 19 paises anfitrioes classificados na primeira fase.

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo, Guigo!!! Ganhou o prêmio!
    Apenas uma correção no Português: em vez de "hajam", deveria ser "haja" - o verbo "haver", quando significa existir, é impessoal - deve ficar sempre na 3a. pessoa do singular!!!

    ResponderExcluir
  3. acho que a Ana Maria vai ter que comprar um apartamento com um quarto a mais só para os brindes do Guilherme! ele acerta todas!

    ResponderExcluir