domingo, 13 de junho de 2010

10/6 - A Copa começou! (com 3º. desafio)

10/06
Orlando Stadium, Soweto-Johanesburgo, 23h00
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km210
fitinhas (número estimado e acumulado): 70
TERCEIRO DESAFIO...



o palco do Orlando Stadium, no "Kick-off Concert"
Ana Luiza e Daniel, já com suas fitinhas no pulso, fazendo uma matéria para a TV Lance!, na "Nelson Mandela Square" - eu também fui entrevistado

Pierre e sua bicicleta já consertada, e com uma fitinha amarrada no guidão


Definitivamente, a Copa de 2010 já começou!
Acabo de assistir ao concerto de abertura da Copa – o “kick-off concert”, no Orlando Stadium, em Soweto. Houve muita polêmica sobre a lista de artistas convidados – a imprensa local reclamou que havia muitos artistas estrangeiros. De fato, as grandes atrações foram o grupo americano Black Eyed Peas, a americana Alicia Keys e a colombiana Shakira – mas houve uma boa presença de artistas africanos, com destaque para K’Naan, que cantou Wavin’Flag, sem dúvida o maior “hit” da Copa – e que minha sobrinha Nathália sabe cantar, em inglês e em espanhol!!!
O show teve ainda a presença dos presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da FIFA, Joseph Blater, e a participação de alguns ex-jogadores, dentre eles o Doutor Sócrates, que me pareceu um pouco “alegrinho”. Foram também mostrados vídeos de lances de copas anteriores e da campanha “1 goal, education for all” – o Pelé apareceu diversas vezes.

Terceiro Desafio
O bairro de Soweto é muito famoso pela sua alta concentração de negros e pela resistência ao Apartheid. Já foi uma grande favela – hoje, está urbanizado, embora ainda abrigue uma grande população de classe baixa.
Fui ver no mapa em que região de Johanesburgo fica Soweto... Mas, se eu soubesse a razão do nome “Soweto”, eu já saberia onde o bairro fica! Por quê???

Momento vuvuzela
Acho que a Copa começou mesmo ontem, ao meio-dia, no “momento vuvuzela”: nessa hora, toda a população da África do Sul parou o que estava fazendo para soprar sua vuvuzela. Infelizmente, eu ainda estava no ônibus, na minha viagem de 20h da Cidade do Cabo para Johanesburgo... mas pude acompanhar pelo rádio que, por uns 3min, transmitiu o sopro da vuvuzela do locutor.


Bafana Bafana Parade
Pouco depois, outro momento especial: o desfile dos Bafana Bafana pelas ruas da cidade! Foi uma euforia! Os jogadores puderam sentir de perto todo o entusiasmo dos sul-africanos, pretos ou brancos. Assim que isso pode ser um combustível para um bom desempenho do time. Pena que a nossa Seleção esteja tão distante do nosso povo... que as relações entre os nossos jogadores e a nossa torcida estejam tão frias, por uma série de motivos...


“The” Friday!
Há mais de um ano, os sul-africanos adquiriram o costume de, nas 6as.feiras, usarem uma camiseta referente a futebol – de preferência, a da seleção. Nos últimos tempos, até mesmo altos executivos têm ido ao trabalho com suas camisetas. Amanhã, porém, é “A” sexta! Ninguém consegue esconder a expectativa – nem eu!


Epicentro
Hoje estive na “Nelson Mandela Square” – uma praça dentro de um complexo de lojas, o maior shopping de Johanesburgo. Essa praça promete ser o “epicentro” do furacão que é uma Copa do Mundo – ali estavam torcedores de diversos países, principalmente do México – que joga amanhã! Alvo de todas as atenções, os mexicanos fizeram uma grande festa, ao som de “Cielito Lindo”!


Outra entrevista
No meio da confusão da “Nelson Mandela Square” fui entrevistado pelos simpaticíssimos e carioquíssimos Ana Luiza e Daniel, da TV Lance! Eles se interessaram pela bicicleta... pegaram meu telefone, para talvez fazerem uma matéria com ela... e ganharam suas fitinhas


Ajuda a um ciclista
Já deu para perceber que, ao contrário da Cidade do Cabo, a bicicleta é bem rara aqui em Johanesburgo. Mas fiquei feliz em ter encontrado o Pierre, 60 anos, que disse que pedala os 15km entre sua casa e seu trabalho 3 vezes por semana. E mais feliz ainda por ter podido ajudá-lo a colocar de volta a corrente de sua bicicleta, que tinha saído do lugar!

3 comentários:

  1. Pesquisei num blog (Eduardo Marini) e encontrei o seguinte: o termo soweto é uma união das primeiras sílabas das tres palavras da expressão south west townships.Em ingles significa algo como areas urbanas do sudoeste.. acredito que vc teria condições de perceber isso de longe.... é isso?

    ResponderExcluir
  2. Outro blog, achei muito legal...Bacana Bacana(esse é o nome do blog) - Felipe Machado - Soweto significa SouthWest Township, algo como ‘Cidadezinha a Sudoeste’. É difícil traduzir township, mas definitivamente não é uma favela. Há zonas bem pobres dentro de Soweto, que eles chamam de shacks. Essas, sim, são áreas que lembram as piores favelas brasileiras, com chão de terra e casas caindo aos pedaços. Grande parte de Soweto, porém, é feita de casas de tijolos que seguem uma espécie de padrão arquitetônico (horrível, mas pelo menos é um padrão) bastante decente.

    ResponderExcluir
  3. Certíssimo, Dona Barbara!
    Você acaba de ganhar o seu brinde do Zakumi!
    Por tudo isso que você escreveu, e mais pelos movimentos de resistência ao Apartheid, o Soweto é uma das atrações turísticas aqui de Joburg. Parece que tem até um passeio ciclístico por lá, nos fins de semana!
    Sérgio

    ResponderExcluir