segunda-feira, 7 de junho de 2010

7/6 - Vencedores dos desafios!

07/06
Albergue Carnival, Cidade do Cabo, 23h00
tempo: frio, chuvoso
bicicleta: km194
fitinhas (número estimado e acumulado): 40

Um dia com muito frio e muita chuva... sem fotos e sem graça...

Prêmios
Parabéns ao Prof.Antonio Mauro Saraiva, da Poli-USP, que ganhou um chaveirinho do Zakumi ao responder corretamente o nosso desafio – de fato, assim como a bandeira da África do Sul, a bandeira de Portugal apresenta 6 cores – verde, vermelho (fundo), branco, preto, dourado e azul (escudo).
Mais bonito ainda fez meu sobrinho Guilherme Paz Leça, que, além da bandeira portuguesa, apontou a bandeira da Espanha! O apresentador da rádio, de quem “chupei” o desafio, não deu essa resposta, mas o Guigo provou que está correta! Parabéns, Guigo, que, para a alegria de minha irmã Ana Maria, vai ter mais 2 bonequinhos em sua estante!
2 não! 3! Guigo acertou também o outro desafio – em 1488, Bartolomeu Dias deu o nome de Cabo das Tormentas ao mesmo cabo que, 10 anos depois, Vasco da Gama chamou de Cabo da Boa Esperança! Ora pois!

Sem valer prêmio...
1) Alguém sabe por que a bandeira sul-africana é tão colorida???
2) Quem foi Christian Barnard???
Rivais
O jornal sul-africano “The Times”, de circulação nacional, publica uma carta de um leitor daqui da Cidade do Cabo, que mostra bem a rivalidade entre esta cidade e Johanesburgo – parecida com São Paulo x Rio de Janeiro. Foi noticiado que os moradores do Cabo não estão tão empolgados com a Copa quanto os de Joburg... esse leitor justificou dizendo que aqui há muito o que ver e fazer... para quem mora na monótona Johanesburgo, só resta mesmo pensar em futebol...

A Copa traz felicidade
O mesmo jornal publica os resultados de uma pesquisa conduzida por psicólogos, que aponta que há um aumento da percepção de felicidade nas populações de países que sediam grandes eventos esportivos. Segundo a pesquisa, feita em 5 países, o clímax de felicidade ocorre alguns dias antes do início do evento – como agora – e é maior entre os homens mais velhos e menos instruídos. Durante a competição, há uma significativa queda na taxa de suicídios!

Vuvuzelas
Os sul-africanos poderão extravasar toda sua felicidade nos estádios – as vuvuzelas foram definitivamente autorizadas durante os jogos da Copa! Elas são tão populares por aqui que até a revista de bordo da South African Airways pede a seus passageiros que, por razões de segurança, não as toquem no interior das aeronaves!!!

Fim do Apartheid
Uma articulista do jornal revelou sua preocupação com sua filha de 7 anos, que manifestou o desejo de que sua pele não fosse tão branca, depois de ter tido aulas sobre a história recente da África do Sul...

Açaí
Encontrei, numa loja de um pequeno shopping, o autêntico açaí da Amazônia, vendido congelado! Um folheto distribuído na loja enumera 17 benefícios do açaí... mas não cita o efeito afrodisíaco da fruta! Eu sei o que estou dizendo, pois morei 9 meses na ilha do Marajó, alimentando-me do caldo de açaí todos os dias!!!

Estarei fora do ar nas próximas 48h, em trânsito para Johanesburgo.

5 comentários:

  1. Christian Barnard eu sei quem foi. É do meu tempo. Bom eu era bem pequeno.
    Ele fez o primeiro transplante de coração.
    Acho que ele até veio ao Brasil e foi entrevistado pela Hebe Camargo!

    ResponderExcluir
  2. acho que o motivo que leva a bandeira a ter várias cores tem a ver com os vários colonizadores... não?

    ResponderExcluir
  3. Grande Xara'! Nao parece existir um significado 'universal' as cores da bandeira do pais. Mas o tracado das linhas simboliza a 'uniao' -segue uma referencia de 'confianca'
    http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/flag.htm

    abracos, Sergio M.

    ResponderExcluir
  4. Grande Miranda:

    O simbolo, Y de lado, significa que de um ponto em diante as raças na Africa do Sul passam a caminhar juntas. Quanto às cores temos várias teorias:

    A cor vermelha simbolizaria o sangue. A cor azul o céu ( o deles também tem mais estrelas?). O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação (se não fizerem logo um código florestal, vai pro brejo, ou deserto). A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente.

    As cores também podem ser atribuídas a união dos povos que fizeram parte da história da África do Sul. As cores preta, verde e amarela faziam parte da bandeira do Congresso Nacional Africano (Ou do movimento reggae rsrs). Já as cores vermelha, azul e branca fazem parte das bandeiras do Reino Unido e Holanda (países que colonizaram a região no passado).
    Basnard, como já disseram, foi mesmo o chefe da equipe do primeiro transplante de coração (com sucesso, claro, os outros se mancaram).
    Abração e divirta-se.
    Fero

    ResponderExcluir
  5. Chico, Xará, Ticá e Fernando:
    Obrigado pelas respostas... mas elas não valiam prêmio... I'm sorry!

    ResponderExcluir