domingo, 11 de julho de 2010

7/7 - Fizemos as pazes!

ônibus Port Elizabeth->Johanesburgo , 22h30
tempo: sol, céu azul, agradável
bicicleta: km460, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 300
jogos presenciados no estádio: 10

Alemanha 0 x 1 Espanha

Acabo de ouvir, no rádio, no ônibus que está me levando de volta para Johanesburgo, o final do jogo em que a Espanha eliminou a Alemanha, e chegou à final da Copa. Não gosto de torcer contra ninguém... mas fiquei feliz – a Alemanha não vai ser tetra, e, por enquanto, o Klose ainda não passou o Ronalducho!
Apesar da derrota do Brasil, vou guardar uma ótima impressão de Port Elizabeth. Depois do frio de ontem, o tempo hoje voltou a ficar muito bom – aproveitei para fazer um delicioso passeio de despedida pela orla.
Até o embarque da bicicleta, desta vez, foi bem tranqüilo – o motorista da Rodolink – uma outra empresa que eu ainda não tinha experimentado – me mostrou uma tabela com a tarifa para o transporte de bicicletas... ou seja, desta vez, nem foi preciso apelar para o tal “jeitinho” $ul-africano!





bancos à beira-mar, muito agradáveis para admirar a vista

barraca da feirinha de artesanato, na beira da praia

Biblioteca Municipal de PE, um dos prédios mais bonitos da cidade


o farol e a pirâmide, construída pelo viúvo da Elizabeth

Compras

No meu passeio pela orla, passei por uma espécie de “feirinha” de artesanato típico da África.
Mesmo sendo péssimo negociante, consegui um precinho bom... e comprei umas lembrancinhas para serem distribuídas no Brasil.

Acidente

Resolvi experimentar filmar um trecho do meu passeio. Cineasta principiante, fiquei olhando para o visor da câmera em vez de olhar para a frente... e bati numa guia! Não cheguei a cair da bicicleta... mas os dentes da catraca fizeram um belo corte na minha perna!

Inverno x verão

A orla de Port Elizabeth é mesmo muito agradável... especialmente os bancos bem em frente ao mar.
Não tinha quase ninguém na praia, mas, segundo um morador, no verão a praia fica bem cheia – os hotéis enchem de turistas, daqui e do exterior. E faz calor – segundo ele, a temperatura costuma chegar a 35º!

Manuele

Vim embora sem me despedir do Manuele – eu pensei que ele fosse o gerente do hotel em que fiquei, mas, na verdade, ele é filho do dono! Veio da Itália a menos de um ano – acho que para dar um jeito no hotel, que andava meio mal cuidado. Uma figuraça o Manuele – me deu muita atenção, e me fez um belo desconto: no último dia, cobrou-me apenas R$25,00!

Explicação para a derrota do Brasil

Meu amigo Gilson me mandou uma curiosa explicação para a diferença do desempenho do Brasil no primeiro e no segundo tempo do jogo contra a Holanda.
O dia 2/7, data do jogo, foi exatamente o 183º. dia do ano. Ou seja, o meio-dia desse dia marcou exatamente a metade do ano de 2010. Portanto, o primeiro tempo do jogo, iniciado às 11h, foi disputado ainda no primeiro semestre de 2010. Já o catastrófico segundo tempo, iniciado pouco depois do meio-dia, foi disputado no segundo semestre.
Será que, por essa teoria, tudo o que ocorrer neste segundo semestre – a eleição presidencial, inclusive – será ruim para o Brasil???

Nenhum comentário:

Postar um comentário