segunda-feira, 12 de julho de 2010

10/7 – Uruguaio por um dia (com 11º. desafio)

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo , 23h00
tempo: sol, céu azul, agora agradável
bicicleta: km490, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 300
jogos presenciados no estádio: 10

Uruguai 2 x 3 Alemanha

Só falta um dia para a Copa acabar... e já começo a sentir saudades...
Que só não são maiores do que a frustração de não poder ver o Brasil brigando pelo hexa!
Frustração que aumentou ainda mais com a derrota do Uruguai para a Alemanha. O lado bom foi que o alemão Klose, contundido, não jogou – e, portanto, não bateu o recorde do Ronalducho!
Johanesburgo está cheia de gente – mas não se vê, nas ruas, aquela alegre expectativa que certamente haveria caso a África do Sul, ou qualquer país africano – ou o Brasil! – estivesse na final.


Bravo Uruguai
Que pena que o Uruguai não conseguiu, ao menos, o terceiro lugar! Que pena que aquele último chute do Forlán, na trave, não entrou! – teria sido um empate heróico, que provocaria uma prorrogação emocionante – além de fazer justiça ao grande jogador deste Mundial, que poderia se tornar o artilheiro da competição!
O pequenino Uruguai – com uma população que não chega a 4 milhões de pessoas – mostrou uma brava equipe, que “jogou de visitante” – com praticamente toda a torcida contra – na maioria de seus jogos – exceto, talvez, o primeiro, contra a França! Senão vejamos:
segundo jogo: contra a África do Sul – sem comentários!
terceiro jogo: contra o México – Embora os sul-africanos dependessem de uma vitória do Uruguai por larga margem de gols para se classificarem, sua atenção estava toda no jogo dos Bafana Bafana contra a França. Por outro lado, o México foi o país que – depois dos Estados Unidos e da Inglaterra – deve ter trazido, pelo menos na primeira fase, o maior número de torcedores para cá!
quarto jogo: contra a Coréia do Sul – Assim como em 2006, na Alemanha, havia por aqui um bom número de sul-coreanos – fruto do efeito de ter sido sede recente de uma Copa. Aposto que teremos no Brasil, em 2014, um número surpreendente de sul-africanos!
quinto jogo: contra Gana – Último remanescente da África na Copa, Gana aglutinou todos os torcedores do continente – o time passou a ser chamado de “BaGhana BaGhana”!
sexto jogo: conta a Holanda – A torcida holandesa tem sido bem numerosa, ainda mais sendo reforçada pelos descendentes de holandeses que por aqui vivem – no jogo do Brasil, a proporção era de quase 2 torcedores da Holanda para cada torcedor do Brasil!
sétimo jogo: contra a Alemanha – Favorita ao título depois de sua grande vitória sobre a Argentina, a jovem seleção alemã conquistou muitos admiradores por aqui. Além disso, ninguém esqueceu que foi o Uruguai o responsável pelas eliminações da África do Sul e de Gana.
Tomara que o Uruguai se classifique para a Copa no Brasil, e repita a boa campanha que fez neste ano!


Vaias
Com depoimentos no rádio, artigos no jornal e vaias nas arquibancadas, os sul-africanos continuam manifestando sua indignação contra o atacante uruguaio Suarez, pelo lance em que evitou – com a mão – um gol de Gana em cima da linha, no último minuto da prorrogação do jogo válido pelas quartas-de-final. O pessoal aqui – na grande maioria, torcendo para Gana – achou que isso foi uma “falcatrua”, uma demonstração de falta de “fair play”, que deveria ter sido muito mais rigorosamente punida.
O que eles queriam??? Que o juiz tivesse dado o gol???
Ao que parece, no rúgbi – o esporte predominante entre os brancos – se o árbitro interpreta que uma infração foi cometida por um defensor para impedir deliberadamente um “try” (o “gol do rúgbi”) iminente, ele concede os pontos à equipe atacante. Mas isso não existe no futebol!
No jogo Uruguai x Gana, o árbitro aplicou corretamente a regra: expulsou o Suarez, e deu o pênalti! E acho que a punição ao atacante foi justa – uma partida de suspensão!


DESAFIO 11
Em seu blog, o jornalista Juca Kfouri chamou os uruguaios de “orientais” – e, ante a surpresa de um leitor, teve que explicar que os uruguaios são assim chamados porque o nome oficial do país é “República Oriental del Uruguay”. O que o Juca não explicou foi a razão desse nome... Esse é o desafio: explicar a razão do nome do melhor país sul-americano da Copa de 2010 (que, antes, já se chamou “Banda Oriental del Uruguay”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário