domingo, 11 de julho de 2010

4/7 - Passeio ciclístico até Recife–PE

shopping Boardwalk, Summerstrand, Port Elizabeth, 22h00
tempo: sol, céu azul, agora agradável
bicicleta: km420, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 290
jogos presenciados no estádio: 10

não teve jogo

Neste gostoso shopping a céu aberto, ao redor de um lago e bem em frente à praia, acabo de jantar uma pizza na agradável companhia de 3 divertidos escoceses: o Andy, o Luther e o Dave, que conheci quando fui ver Paraguai x Nova Zelândia, em Polokwane.
Fui um dia delicioso – um passeio de bicicleta pela praia, até o cabo Recife, ponto extremo da orla de PE.
Começo a achar que vou acabar gostando de Port Elizabeth...




a ciclovia e área de estacionamento com sanitários - à esquerda, um painel com explicações sobre a vida marinha (no caso, detalhes sobre golfinhos)

a passarela de madeira, sobre as dunas

o farol do cabo Recife, em PE

Kings Beach - a praia dos reis de Port Elizabeth



Bênção

Em frente ao hotel em que estou hospedado, há uma igreja. Logo após o café da manhã, fui até lá, e acompanhei o finalzinho da missa. Na saída, os fiéis foram cumprimentar o padre. Fui também, me apresentei... e o padre se ofereceu para me abençoar – pedi que ele estendesse a bênção a todos os meus familiares e amigos do Brasil!

PE

Port Elizabeth tem esse nome porque há aqui um porto, e porque Elizabeth era o nome da esposa de um certo duque que era o dono do pedaço – quando ela morreu, ainda bem jovem, ele construiu uma pequena pirâmide em sua homenagem.
A maioria do pessoal daqui, porém, se refere à cidade como PE (“pi-i”) – da mesma forma que Belo Horizonte é BH para a maioria dos seus moradores.
PE é também chamada de “Friendly City”, pela hospitalidade de sua gente, ou ainda de “Windy CIty”, por causa do vento – que, hoje, até que quase não apareceu.
Para complicar ainda mais, atualmente a região metropolitana (que engloba também as cidades de Dispatch e Uitenhage) está sendo chamada de “Nelson Mandela Bay” – referência à baía que homenageia o mais famoso filho do estado de Eastern Cape.

Recife – PE

Sob um sol gostoso e um céu bem azul, fiz um agradável passeio pela orla – com direito a 1km pela areia da praia. Fui até o cabo Recife, onde fica um antigo farol, e cujo nome foi dado pelos navegadores portugueses que por aqui passaram – há de fato muitas pedras na praia, que tem um visual parecido com a “Veneza brasileira”!
Ou melhor... como dizia o meu pai, Veneza é que deve ser chamada de a “Recife italiana”!

Algoa FM

Assim como Pretória, que tem uma rádio chamada “Jacaranda FM”, PE também tem uma rádio com nome que nos é familiar – a "Algoa FM", referência a uma baía assim chamada pelos portugueses por causa de uma lagoa aqui existente – o mesmo motivo que deu o nome ao estado de Alagoas.
Recife... Algoa... ó xênti, será que mudaram o nordeste para cá?

Pedaladas nas dunas

Na ida até o cabo Recife, pedalei por uma ciclovia. Mas, na volta, passei por uma passarela de madeira construída sobre as dunas da praia. Não são dunas muito grandes... mas foi bem divertido poder estar com a bicicleta no alto delas!

O depoimento de Andy

Andrew Heddle, o Andy, 35 anos, é escocês, e mora em Aberdeen, onde trabalha numa empresa petrolífera, como engenheiro, na área de certificação de qualidade. Está na África do Sul acompanhando a sua primeira Copa do Mundo, com mais dois amigos de sua cidade, mesmo com seu país não tendo se classificado nas eliminatórias.
Como quase todo escocês, Andy torceu contra a Inglaterra, e esteve presente no jogo em que os ingleses foram eliminados pelos alemães, em Bloemfountein. Perguntado sobre o gol de Lampard que não foi concedido pelo árbitro daquela partida, ele respondeu, bem-humorado, que não viu nenhum gol, ao mesmo tempo em que levou as mãos aos olhos, tampando-os.
Para ele, dentre os quatro semifinalistas, a Alemanha é a grande favorita. Vestindo uma camiseta dessa seleção, ele acaba de me fazer este simpático depoimento, que comprova sua grande admiração pelo Brasil e pelo futebol brasileiro:
“Venho da Escócia, Grã-Bretanha, Europa. Futebol, para nós, é representado pelo Brasil. Brasil é futebol, Brasil é o máximo em futebol, Brasil é o melhor no futebol. Para nós, quando pensamos em futebol, pensamos em Pelé, pensamos em Zico, pensamos no Maracanã, pensamos naqueles grandes jogadores brasileiros, naquele bonito uniforme amarelo, verde e azul, pensamos em tudo o que é o Brasil. O Brasil, para nós, é futebol, é o ritmo do samba, são as garotas bonitas, são as praias, é o Rio de Janeiro, Pão de Açúcar... Se alguém me dissesse: ‘Se você só pudesse ir a mais uma Copa do Mundo em toda a sua vida, poderia ser na Inglaterra, França, Japão, Coreia do Sul, Austrália, África do Sul... ou no Brasil...’ Teria que ser no Brasil! Brasil é futebol! Brasil é o lugar para onde eu quero ir em 2014! É para lá que eu vou!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário