quinta-feira, 15 de julho de 2010

14/7 - Balanço dos desafios – última chance!

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 20h30
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km525, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 300
jogos presenciados no estádio: 10

Aqui vão os desafios propostos nos dias anteriores, com suas respostas e seus ganhadores.
Ainda não foram respondidos os desafios 7, 8, 10 e 11!!!
Última chance para ganhar um prêmio do Zakumi!!!

1º. desafio
Aqui vai um interessante “quiz” que ouvi no rádio: entre as bandeiras dos 32 países que participarão da Copa, apenas duas têm 6 cores (branco, preto, vermelho, verde, amarelo e azul) - uma é a da África do Sul. Qual é a outra?
RESPOSTA Portugal, Espanha, México
VENCEDORES Mauro Saraiva, Guigo Leça, Ticá Almeida

2º. desafio
C___ das T__________ (B_________ D___, 1488) ou
C___ da B__ E___________ (V____ da G___, 1498)
Fiz o Curso Primário numa pequena escola na Al.Santos, em São Paulo, que já não existe mais. Cada classe tinha no máximo 12 alunos. Dona Heloísa, nossa professora, a cada semana levava para sua casa nossos cadernos de Cartografia, e desenhava neles os mapas que seriam utilizados nas aulas de História ou Geografia daquela semana. Ela escrevia as iniciais de nomes de lugares, e deixava um espaço para completarmos esses nomes durante a aula. Lembro bem do mapa da aula sobre as grandes navegações – bem no sul da África, ela escreveu o que está aí em cima. Foi lá que estive hoje, num passeio ciclístico de mais de 70km!
Complete corretamente os espaços em branco!
RESPOSTA abo ormentas artolomeu ias abo oa sperança asco ama
VENCEDOR Guigo Leça

3º. desafio
O bairro de Soweto é muito famoso pela sua alta concentração de negros e pela resistência ao Apartheid. Já foi uma grande favela – hoje, está urbanizado, embora ainda abrigue uma grande população de classe baixa.
Fui ver no mapa em que região de Johanesburgo fica Soweto... Mas, se eu soubesse a razão do nome “Soweto”, eu já saberia onde o bairro fica! Por quê???
RESPOSTA Pesquisei num blog (Eduardo Marini) e encontrei o seguinte: o termo soweto é uma união das primeiras sílabas das tres palavras da expressão south west townships.Em ingles significa algo como areas urbanas do sudoeste.. acredito que vc teria condições de perceber isso de longe.... é isso?
VENCEDOR Barbara A.Costa

4º. desafio
Irei amanhã ver Holanda e Dinamarca – um jogo que estou chamando de “Duelo das Loirinhas” – espero conseguir encontrar alguma que aceite passear na garupa da minha bicicleta!
Mas esse jogo também poderia ser chamado de “Duelo palíndromo”! Por quê???
(duvido que alguém ache essa resposta na Wikipedia!)
RESPOSTA Na tabela da FIFA e na TV aqui da África do Sul, o jogo Holanda e Dinamarca aparece como "NED x DEN" (Nederland x Denmark), que é um palídromo (pode ser igualmente lido de trás para a frente!).
VENCEDOR Chico Scagliusi

5º. desafio
18 ou 19??? só para menores de 18 (ou 19???) anos
Esta é a 19ª. Copa do Mundo. Até hoje, nunca aconteceu de um país anfitrião ser desclassificado ainda na primeira fase. A África do Sul corre o sério risco de quebrar essa tradição.
Só que, se a África do Sul for mesmo desclassificada agora, terão ocorrido, ha história das 19 Copas, 19 classificações de países anfitriões na primeira fase!!! Como isso é possível???
RESPOSTA a resposta do quinto desafio é que em 2002, a copa foi sediada tento no Japão quanto na Coréia do Sul, o que faz com que haja em todas as 18 copas que já existiram e acabaram 19 países anfitriões classificados na primeira fase.
VENCEDOR Guigo Leça

6º. desafio
Na vitória da Alemanha contra a Austrália por 4x0, os dois primeiros gols foram marcados pelos atacantes Podolski e Klose. Mas, na derrota contra a Sérvia, os dois heróis se tornaram vilões: Klose foi expulso ainda no primeiro tempo, e Podolski desperdiçou um pênalti no segundo tempo. Por coincidência, esses dois jogadores têm ainda algo em comum, que os diferencia de seus demais companheiros... O que é?
RESPOSTA Tanto Podolski quanto Klose não são alemães natos. Nasceram na Polônia. Aliás, outros jogadores da seleção alemã também são naturalizados, entres eles o Cacau - que nasceu no Brasil.
VENCEDOR Celso Renato

7º. desafio
Considero este desafio bem difícil.
A suspensão de Cahill impediu que o jogo Gana x Austrália apresentasse uma curiosidade em relação aos atacantes e principais jogadores dos dois times: Cahill e Gyan – duvido que isso tenha acontecido em qualquer jogo da história do futebol! Qual é essa curiosidade?
Dica: Veja essa questão pelo outro lado... Isto é, pelas costas...
SEM RESPOSTA... AINDA NÃO HÁ VENCEDOR...

8º. desafio
(só para menores de 18 anos)
O que une Polokwane a São Paulo???
(a pergunta é curta e grossa – a resposta é longa e fina!)
SEM RESPOSTA... AINDA NÃO HÁ VENCEDOR...

9º. desafio
acho que este é fácil!
O Roberto Justus apresenta um programa no SBT que, se não me engano, se chama “1 contra 100”.
Por que o jogo Gana x Estados Unidos poderia ter sido chamado de “1 contra 50”???
RESPOSTA Gana x EUA: 1 estrela x 50 estrelas na bandeira
VENCEDOR Chico Scagliusi

10º. desafio
Hoje conheci, na rua, um simpático moçambicano cujo nome (segundo ele, não tão raro em Moçambique) é bem curioso: tem... 26 letras!
Como ele se chama???
Sua resposta: __ __ __ __ __ __ __ __
SEM RESPOSTA... AINDA NÃO HÁ VENCEDOR...

11º. desafio
Em seu blog, o jornalista Juca Kfouri chamou os uruguaios de “orientais” – e, ante a surpresa de um leitor, teve que explicar que os uruguaios são assim chamados porque o nome oficial do país é “República Oriental del Uruguay”. O que o Juca não explicou foi a razão desse nome... Esse é o desafio: explicar a razão do nome do melhor país sul-americano da Copa de 2010 (que, antes, já se chamou “Banda Oriental del Uruguay”).
SEM RESPOSTA... AINDA NÃO HÁ VENCEDOR...

12º. desafio
O estádio SoccerCity tem, aqui na África do Sul, o apelido de “Calabash”. Por quê?
RESPOSTA o estádio é chamado de Calabash pois, em inglês, isso significa o nome de uma fruta que, quando seca, pode servir de pote, moringa e etc.
assim queRespostase dizer que o estádio tem o formato de um pote
VENCEDOR Guigo Leça

6 comentários:

  1. 11º desafio: porque o país está a leste do rio que leva o mesmo nome
    Ticá

    ResponderExcluir
  2. 10º desafio: seria Alfabeto? hahahahaha
    Ticá

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ticá!!! Você ganhou 2 prêmios do Zakumi!!!
    (Acho que, quando nascer, a filha do nosso amigo moçambicano vai se chamar "Ana αβ". Só depois que for para a escola, ela vai poder tirar o "Ana" do nome!)

    ResponderExcluir
  4. to ficando com crise de identidade. quando escrevo trabalho, aparece "ticá e fernando". quando é de casa, aparece "maria cláudia". cruzes, quem sou eu, de onde vim, pra onde vou??? hahaha

    ResponderExcluir
  5. Ticá
    Se você não descobrir logo quem você é... sinto muito, mas não vou poder saber para quem dar os Zakumis...

    ResponderExcluir