terça-feira, 6 de julho de 2010

2/7 - Perdemos...

Hotel Smart Acommodation, Port Elizabeth, 23h30
tempo: sol, céu azul, agora agradável
bicicleta: km390, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 280
jogos presenciados no estádio: 10

Holanda 2x1 Brasil
Uruguai 0(4)x(2)0 Gana

Estou muuuito triste. No meu 20º jogo do Brasil numa Copa, pela primeira vez presenciei uma derrota – até aqui, tinham sido 17 vitórias e 2 empates, com vitórias nos pênaltis. E essa derrota veio justamente para a Holanda – o adversário do primeiro e inesquecível jogo, aquele emocionante 3x2 em Dallas, em 1994.
Fico triste por todos os brasileiros para os quais o futebol é uma das coisas mais importantes em suas vidas – uma de suas poucas fontes de alegria. Fico triste pelos sul-africanos com quem diariamente encontro nas ruas, que não se cansam de expressar sua admiração e sua torcida pela nossa seleção – que decepção eles devem estar sentindo agora! E fico triste pelos meus sobrinhos, que estão numa idade parecida com a que eu tinha, quando o Brasil ganhou o tri no México!
Chorei muito no fim do jogo!
Nem sei direito como cheguei aqui no hotel. Antes de voltar, fui até um farol aqui perto, ao lado do qual foi construída uma pirâmide, por ocasião da Elizabeth que dá nome à cidade. Tirei umas fotos meio fúnebres da bicicleta – talvez elas representem bem o meu estado de espírito...



muuuuito triste...

gozação dos holandeses


o estádio Nelson Mandela Bay



estréia da bicicleta em jogos do Brasil - será que foi culpa dela???

Reencontro
Meu ônibus chegou mesmo antes que o da bicicleta. Tive que ficar esperando no escritório da empresa – a Greyhound – por mais de uma hora. Felizmente, a bicicleta chegou, sã e salva, conduzida pelo já amigo Ryan.

Dividindo o quarto
Nesse meio tempo, me informei sobre o local do Smart Accommodation, o hotel com o qual tinha feito contato telefônico na véspera, e conheci o Marcelo, advogado de São Paulo, que veio para a África do Sul com a Ceisa, sua namorada, e a Amanda, sua filha. Como eu, ele está curtindo sua quinta Copa. Eles estavam sem acomodação – por isso, indiquei o mesmo hotel.
Chegamos quase juntos – eles, de táxi; eu, de bicicleta. O pequeno hotel estava cheio, lotado! O gerente, Manuele – um italiano – estava atrapalhado com tanta gente, tentando arrumar lugar para todos. Propôs que ficássemos, o Marcelo e eu, no mesmo quarto, e as moças em outro. Assim fizemos.
Eles tomaram um banho e logo saíram para o estádio, pois tinham 2 ingressos extras para tentar vender. Eu ainda demorei um pouquinho, dei uma volta no quarteirão – e fui pedalando para o estádio!

Estréia infeliz
Eu já tinha ido a jogo do Brasil na Copa de bicicleta. Fui a um na França, e a outro na Coreia – em ambas as ocasiões, eram bicicletas alugadas.
Foi a primeira vez que fui com minha própria bicicleta. O Brasil perdeu... Será que foi por isso???
Dunga
Eu estava totalmente contra o Dunga, por ele não ter convocado o Ronaldinho Gaúcho, o Ganso e o Neymar. Achei um absurdo aqueles 2x1 na Coreia do Norte – um resultado ridículo, culpa da convocação e do esquema de jogo do Dunga!
Mas achei o primeiro tempo contra a Holanda fantástico! O Brasil jogou muito bem, deu pinta de campeão! No intervalo, estava super animado – achando até que poderíamos ganhar com facilidade!
Talvez o Dunga não fosse tão incompetente quanto eu pensava...

Caixinha de surpresas
Perdemos – e não foi por causa do Dunga. Acho que os holandeses deram muita sorte naquele primeiro gol – uma falha justamente no setor mais forte do time: goleiro e zagueiros de área! E, no segundo gol, aconteceu algo incrível: o time do país dos homens mais altos do mundo fez um gol num escanteio, de cabeça... de um baixinho (Sneider)!!!
O futebol é uma caixinha de surpresas!

Barcelona, Frankfurt, Port Elizabeth...
Nunca fui a Barcelona. Todo mundo que esteve lá fala maravilhas da cidade. No dia em que eu lá estiver, acho que vou sentir uma pontinha de mal-estar. Foi em Barcelona – no estádio de Sarriá, que já foi demolido – que ocorreu a derrota que mais me machucou – aquele Brasil 2x3 Itália, em 1982 – e que quase me fez desistir de gostar de futebol. Até hoje torço contra o Espanhol – o time que era o dono daquele estádio!
Frankfurt é uma importante cidade da Alemanha – é lá que fica o principal aeroporto do país. Mas foi lá que o Brasil perdeu da França, na Copa passada – também não gosto de Frankfurt!
Acho que nunca vou gostar de Port Elizabeth!

Nenhum comentário:

Postar um comentário