quinta-feira, 15 de julho de 2010

12/7 - Euforia ou alívio???

casa do Soummo, Sandton, Johanesburgo, 23h30
tempo: sol, céu azul, agora frio
bicicleta: km525, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 300
jogos presenciados no estádio: 10

Fui dar uma volta no Shopping SandtonCity, e encontrar com o Alessandro e o Beto, do Ministério do Turismo, para um lanche de despedida – eles embarcam amanhã.
O shopping até que estava bastante movimentado – muitos turistas, dentre eles, vários brasileiros, ali estavam fazendo suas últimas compras.
Em lojas de artigos esportivos, notei que havia muita coisa do Brasil. Alguns vendedores explicaram que tinham em estoque muitos produtos do Brasil – muito mais do que de outros países – e que as vendas não atingiram o que se esperava. Em compensação, venderam tudo da Espanha – de fato, no fim da tarde não encontrei nenhuma camiseta espanhola à venda.


África do Sul – a grande campeã!
Em diversas cartas e colunas publicadas em jornais, o tema é este: dentro de campo, ganhou a Espanha; fora, a grande campeã foi a África do Sul!
Dá para perceber a euforia – talvez o melhor termo fosse “alívio” – de muita gente, pelo sucesso que os organizadores da Copa de 2010 acabaram conseguindo. Havia, por parte de muitos, o grande temor que muita coisa desse errado: estádios não concluídos a tempo, falhas nos transportes, problemas com a segurança das delegações e dos turistas... A certa altura, temeu-se até que a FIFA aplicasse seu “plano B”, transferindo o Mundial para a Austrália.
Mas o resultado final foi acima do esperado. Ao que parece, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, acabou dando nota 9 para a organização da Copa – o que deixou a maioria dos sul-africanos bastante satisfeitos.
Eles, agora, já falam em se lançar candidatos para sediarem os Jogos Olímpicos de 2020!!!

2 comentários: