domingo, 11 de julho de 2010

6/7 - Relações estremecidas

FanFest do St.George’s Park, Port Elizabeth, 22h30
tempo: nublado, muito frio, muito vento
bicicleta: km440, pneus furados: 2
fitinhas (número estimado e acumulado): 290
jogos presenciados no estádio: 10

Uruguai 2 x 3 Holanda

Que pena! O Uruguai lutou muito, mas acabou eliminado pela Holanda, que chega à final ao conseguir sua sexta vitória em seis jogos, ameaçando igualar os feitos do Brasil em 1970 e em 2002 (100% de vitórias).
Acho que eu era o único torcedor do Uruguai aqui neste gelado FanFest.
Por causa desse resultado, e principalmente por causa do dia feio e frio, minha tumultuada relação com Port Elizabeth acaba de sofrer um forte estremecimento




festa holandesa - no campo (na Cidade do Cabo) e na fria FanFest do Parque São Jorge (em Port Elizabeth)

Torcida de rúgbi
Aparentemente, boa parte do pessoal daqui da África do Sul que torce para a Holanda é descendente dos holandeses que, por alguns anos, dominaram o país... e muitos deles parecem não entender muito de futebol. São, provavelmente, fãs de rúgbi.
Nesse esporte, as partidas se encerram quando zera o cronômetro – como no basquete, por exemplo. Todos sabemos que, no futebol, é o árbitro que decide quando o jogo acaba. No jogo entre Uruguai e Holanda, quando o reloginho da TV estava chegando aos 93minutos – foram dados 3min de acréscimos – o pessoal começou a fazer a contagem regressiva. Ao chegar ao zero, quase todo o mundo começou a pular, festejando os 3x2 da Holanda... mas o árbitro fez o jogo continuar por quase 2min mais!
Uma pena que o Uruguai não tivesse conseguido empatar... só queria ver a cara desses torcedores de rúgbi...

Boa memória
A vendedora da loja de conveniências onde costumo comprar o jornal se chama... Memory! Acho que nunca vou esquecer o nome dela!

Filmagens
O Alessandro e o Beto, do Ministério do Turismo, fizeram umas filmagens colhendo depoimentos dos motoristas dos ônibus da FIFA que estão hospedados no hotel – eu atuei como intérprete.
Dois dias antes, em conversas comigo, muitos tinham se mostrado descontentes com o salário, com o hotel e com o tratamento que lhes tem sido dado pela FIFA. Curiosamente, diante da câmera, a conversa mudou – foram quase que só elogios, principalmente à organização da Copa e ao povo sul-africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário